terça-feira, 23 de julho de 2013

Coleção de livros de comunicação


Hoje a dica é a Coleção Comunicação & Cultura. Os livros trazem temáticas e reflexões muito importantes para o profissional e/ou estudante da área. Leitura imperdível!   




Saiba mais sobre cada título:


"O novo modelo que surge no século XXI, denominando Capitalismo Pós Industrial, Pós-Modernismo ou Era da Informação, está intrinsecamente ligado aos processos comunicacionais. Atualmente nos deparamos com transformações que acontecem por causa ou como consequência da revolução tecnológica e das mudanças radicais havidas nos processos de comunicação humana. Foram rompidas tradições e quebrados paradigmas, modificando as relações humanas, a identidade cultural, o modelo de administração pública e o mundo do trabalho, entre outras esferas...O livro pretende discutir, com base em diversos autores, as modificações ocorridas na sociedade, na passagem do século XX para o século XXI, a importância da comunicação nesse contexto e a emergência de um novo profissional: o gestor de comunicação..." 



Trecho retirado da da orelha do livro 
Gestão da Comunicação – Projetos de Intervenção Maria Cristina Castilho Costa (organizadora). – 1. Ed. – São Paulo : Paulinas, 2009. – (Coleção Comunicação & Cultura)



"Este livro trata de rupturas epistemológicas, teóricas e metodológicas decorrentes  de transformações ocorridas no campo da Comunicação, e propõe a formação de um novo profissional: o gestor da comunicação. Um profissional que, segundo o professor e pesquisador, Guillermo Orozco Gómez, “se libere do deslumbramento tecnológico para ver além das tecnologias concretas. Um profissional capaz de construir um compromisso não meramente instrumental, e sim político-cultural e educativo com a sociedade, com a comunicação e a cultura de seu tempo. Um profissional que não se forme em áreas de estudos compartimentadas, fragmentadas, que obedecem aos imperativos da eficiência mercantil, mas um profissional formado em convergências, em cruzamentos disciplinares e metodológicos, reflexivo e analítico, capaz de integrar, avaliar e, sobretudo, fundamentar suas ações na sociedade e a partir dela”. Os primeiros capítulos enfatizam os porquês do surgimento de um novo profissional da Comunicação, e os seguintes sublinham alguns para quê e como da formação desse gestor comunicacional."


Trecho retirado da da orelha do livro
Gestão da Comunicação – Epistemologia e pesquisa teórica / Maria Aparecida BaccegaMaria Cristina Castilho Costa (organizadoras). – Ed. – São Paulo : Paulinas,2009. – (Coleção Comunicação & Cultura).





 "Contra as suposições de que o computador não veio para transformar, mas sim para destruir as mídias e as formas culturais precedentes, contra as visões lineares de temporalidade em ensaios especializados, este livro vem comprovar que, no universo midiático e sígnico, a história não caminha em linhas retas, mas em múltiplas direções. 
     Outro ensinamento que o leitor encontrará aqui está no movimento de “ressignificação”, quer dizer, a maneira como uma nova mídia é capaz de dar novos significados às precedentes. Por exemplo, quanto a fotografia nos fez ver a pintura com os olhos novos e, mais do que isso, nos ensinou a conceber o próprio olhar como um constructo, quase tão artificial quanto uma foto. A obra também mostra que, entre a vida e o artifício, entre o físico e o virtual, entre mídias antigas e novas, não existem largos oceanos, mas sim tênues fios de múltiplos cruzamentos que precisamos aprender a enxergar."

Lucia Santaella  

Trecho retirado da da orelha do livro
Mutações da cultura midiática – Roberto Elísio dos Santos, Herom Vargas, João Batista F. Cardoso. – 1. ed. – São Paulo : Paulinas, 2009. – (Coleção Comunicação & Cultura)






"...As transformações ocorrem numa velocidade vertiginosa e ultrapassam o campo tecnológico. É preciso, então, refletir sobre seus impactos na economia, na política, na cultura, na história, no comportamento e nos relacionamentos sociais. 
      Neste livro, os autores propõem que se faça uma análise transdisciplinar, com a integração, dos saberes, e lançam desafios para uma forma de inclusão social que viabilize o acesso dos cidadãos às TICs e permita-lhes produzir conteúdos interativos, contar suas histórias, manifestar sua cultura, ou mesmo encontrar novos ofícios em diferentes mercados de trabalho. Desejam, ainda, compartilhar tais temas com pessoas e agências interessadas em pensar, refletir, estudar ou promover a produção de conteúdos digitais e interativos, a digitalização de arquivos, as plataformas digitais , a convergência tecnológica, partindo sempre da perspectiva brasileira e latino-americana."




Trecho retirado da da orelha do livro
Comunicação Digital : educação, tecnologia e novos comportamentos / André Barbosa Filho, Cosette Castro. – 1. Ed. – São Paulo : Paulinas, 2008. – (Coleção Comunicação & Cultura)


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